O PODER DA ARQUITETURA CÊNICA E DOS TEATROS: MOLDANDO SOCIEDADES
Resumo crítico elaborado pela
acadêmica Jenifer Laurinda dos Anjos Oliveira, graduanda no curso de
arquitetura e urbanismo do Instituto Federal de Rondônia, Campus Vilhena, tendo como tema “o poder da arquitetura cênica e
dos teatros: moldando sociedades”, presente no artigo espanhol, Cartografía de
la arquitectura teatral: catálogo de los espacios escénicos de Berlín.
NEWESELY, Bri. Cartografía de la arquitectura teatral: catálogo de los espacios
escénicos de Berlín. Espacios Escénicos, Berlim, 2019. Disponível em:
<http://estudisescenics.institutdelteatre.cat/index.php/ees/article/view/415>.
Acesso em: 17 ago. 2020.
A reprodução digital da coleção de
arquitetura teatral da Technische Universität Berlin (Laube et al., 2016-2018)
fornece um abrangente documentação para pesquisa e contextualização da
cartografia e a cronologia dos teatros em Berlim e nas áreas urbanas alemãs.
Com mais de 10.000 fotos, desenhos e vários materiais, oferece uma amostra
única do panorama da construção do teatro da Europa Central do século XX… Que
permite comparar o arquitetônico, o cênico e o técnica, bem como analisá-la no
quadro do desenvolvimento do seu contexto urbano. (NEWESELY, 2019, p.2, tradução
nossa)
A arquitetura teatral e cênica são
responsáveis pela criação de cenários, apesar de ser uma área da arquitetura
pouco comentada está presente em todos os lugares, é capaz de trazer para as
telas um panorama crítico muito abrangente, mediante estilos arquitetônicos,
métodos estruturais, sensação dos ambientes, visão urbanística e sociológica,
passagens históricas, etc. De modo geral, ambas estão relacionadas em muitos
aspectos com as convulsões políticas, sociais, culturais e artísticas.
Vale ressaltar a importância da
realização de análises e transmissão populacional dessas informações, que
contribuem de forma valiosa para a formação da perspectiva sobre as
contribuições da arquitetura moderna. Segundo Newesely (2019, p.4, tradução
nossa), “ a coleção de arquitetura teatral não é apenas uma coleção histórica,
mas também um documento cultural e institucionalmente muito significativo”.
A arquitetura e o teatro, como artes
públicas que são, sempre tiveram uma proeminentes na formação sócio-político-cultural.
Um exemplo é que na era nazista os governantes transformaram a arquitetura
vinculada ao teatro como um dos instrumentos mais eficazes de propaganda.
Figura 1 e 2. Planta e corte
transversal do Grosses Schauspielhaus Berlin, Architekturmuseum, Berlin.
Fonte: Universidade Técnica de
Berlín (2018)
Através de avaliações
historiográficas possibilitadas por essas artes e com o avanço da tecnologia é
possível realizar a construção/reconstrução de cidades, planejando assim
expansões, futuros impactos e estruturas urbanísticas, no caso de Berlim a
renovação da cidade destruída pelas guerras. “Portanto, o ponto de
georreferenciamento e sua inserção no material cartográfico históricos e atuais
fornecem informações sobre as condições urbanas básicas para a construção,
operação ou equipamento do espaços”. (NEWESELY, 2019, p.8, tradução nossa)
Figura 3 e 4. Planos da cidade de Berlim antes e
posteriormente a 2ª Guerra Mundial
Fonte: Universidade Técnica de Berlín (2018)
O teatro como patrimônio cultural
imaterial, se tornou um instrumento essencial para a moldagem da sociedade,
nele é possível estabelecer ligações políticas, econômicas, turísticas,
culturais, tecnológicas, futuristas ou passadas. De forma implícita, a
arquitetura aliada ao próprio ato de “realizar construções” se tornou
responsável pelo planejamento e evolução de todo o curso social. Em paralelo à
Friedrich Schiller (1784), Newesely (2019, p. 11, tradução nossa) diz que, os
teatros, muitas vezes modernizados, repetidamente queimados, reconstruídos e
renovados ou reestruturados, os edifícios teatrais testemunham as correntes
estéticas e culturais inerentes à sua época, desse modo, jamais serão
esquecidos.
Figura 5. Interior de um dos teatro
mundialmente conhecidos, Brodway, Nova York.
Fonte: DESCONHECIDO. (2019)
Sabemos que a sociedade do século
XXI requer novos de hábitos, nesse sentido o teatro não é abordado apenas como
uma manifestação construtiva e sim como uma materialização histórica. Ao longo
de toda a humanidade as questões sociais, planejamentos, negociações e debates,
em massa, tendem a ser sempre serão realizadas no mesmo lugar, em um palco.
Jenifer
Laurinda dos Anjos Oliveira, 17 de agosto de 2020.
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