O PODER DA ARQUITETURA CÊNICA E DOS TEATROS: MOLDANDO SOCIEDADES

 

Resumo crítico elaborado pela acadêmica Jenifer Laurinda dos Anjos Oliveira, graduanda no curso de arquitetura e urbanismo do Instituto Federal de Rondônia, Campus Vilhena, tendo como tema “o poder da arquitetura cênica e dos teatros: moldando sociedades”, presente no artigo espanhol, Cartografía de la arquitectura teatral: catálogo de los espacios escénicos de Berlín.

 

NEWESELY, Bri. Cartografía de la arquitectura teatral: catálogo de los espacios escénicos de Berlín. Espacios Escénicos, Berlim, 2019. Disponível em: <http://estudisescenics.institutdelteatre.cat/index.php/ees/article/view/415>. Acesso em: 17 ago. 2020.

A reprodução digital da coleção de arquitetura teatral da Technische Universität Berlin (Laube et al., 2016-2018) fornece um abrangente documentação para pesquisa e contextualização da cartografia e a cronologia dos teatros em Berlim e nas áreas urbanas alemãs. Com mais de 10.000 fotos, desenhos e vários materiais, oferece uma amostra única do panorama da construção do teatro da Europa Central do século XX… Que permite comparar o arquitetônico, o cênico e o técnica, bem como analisá-la no quadro do desenvolvimento do seu contexto urbano. (NEWESELY, 2019, p.2, tradução nossa)

 

A arquitetura teatral e cênica são responsáveis pela criação de cenários, apesar de ser uma área da arquitetura pouco comentada está presente em todos os lugares, é capaz de trazer para as telas um panorama crítico muito abrangente, mediante estilos arquitetônicos, métodos estruturais, sensação dos ambientes, visão urbanística e sociológica, passagens históricas, etc. De modo geral, ambas estão relacionadas em muitos aspectos com as convulsões políticas, sociais, culturais e artísticas.

Vale ressaltar a importância da realização de análises e transmissão populacional dessas informações, que contribuem de forma valiosa para a formação da perspectiva sobre as contribuições da arquitetura moderna. Segundo Newesely (2019, p.4, tradução nossa), “ a coleção de arquitetura teatral não é apenas uma coleção histórica, mas também um documento cultural e institucionalmente muito significativo”.

A arquitetura e o teatro, como artes públicas que são, sempre tiveram uma proeminentes na formação sócio-político-cultural. Um exemplo é que na era nazista os governantes transformaram a arquitetura vinculada ao teatro como um dos instrumentos mais eficazes de propaganda.

 

Figura 1 e 2. Planta e corte transversal do Grosses Schauspielhaus Berlin, Architekturmuseum, Berlin.

Fonte: Universidade Técnica de Berlín (2018)

 

Através de avaliações historiográficas possibilitadas por essas artes e com o avanço da tecnologia é possível realizar a construção/reconstrução de cidades, planejando assim expansões, futuros impactos e estruturas urbanísticas, no caso de Berlim a renovação da cidade destruída pelas guerras. “Portanto, o ponto de georreferenciamento e sua inserção no material cartográfico históricos e atuais fornecem informações sobre as condições urbanas básicas para a construção, operação ou equipamento do espaços”. (NEWESELY, 2019, p.8, tradução nossa)

 

Figura 3 e 4. Planos da cidade de Berlim antes e posteriormente a 2ª Guerra Mundial

Fonte: Universidade Técnica de Berlín (2018)

 

O teatro como patrimônio cultural imaterial, se tornou um instrumento essencial para a moldagem da sociedade, nele é possível estabelecer ligações políticas, econômicas, turísticas, culturais, tecnológicas, futuristas ou passadas. De forma implícita, a arquitetura aliada ao próprio ato de “realizar construções” se tornou responsável pelo planejamento e evolução de todo o curso social. Em paralelo à Friedrich Schiller (1784), Newesely (2019, p. 11, tradução nossa) diz que, os teatros, muitas vezes modernizados, repetidamente queimados, reconstruídos e renovados ou reestruturados, os edifícios teatrais testemunham as correntes estéticas e culturais inerentes à sua época, desse modo, jamais serão esquecidos.

 

Figura 5. Interior de um dos teatro mundialmente conhecidos, Brodway, Nova York.

Fonte: DESCONHECIDO. (2019)

 

Sabemos que a sociedade do século XXI requer novos de hábitos, nesse sentido o teatro não é abordado apenas como uma manifestação construtiva e sim como uma materialização histórica. Ao longo de toda a humanidade as questões sociais, planejamentos, negociações e debates, em massa, tendem a ser sempre serão realizadas no mesmo lugar, em um palco.

 

Jenifer Laurinda dos Anjos Oliveira, 17 de agosto de 2020.

 

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