A INFLUÊNCIA DA BAUHAUS NO DESIGN ATUAL


Autor: Joicy Wevilin Vakiuti de Souza
Revisor: Hanny Géssylla Nogueira Alves





Figura 01. Pôster Centenário da Bauhaus.
Disponível em: < https://www2.ufjf.br/noticias/2019/04/29/bauhaus-a-uniao-de-arte-e-producao-industrial/> Acesso em 02 AGO 2019.

Neste ano de 2019 a escola de artes alemã que revolucionou o design moderno e até hoje é possível observar seus lampejos no design, faz seu aniversário de 100 anos. Segundo Curtis (2008)¹ no livro “Arquitetura Moderna desde 1900” a Bauhaus - fundada por Walter Gropius em 1919 – foi formada pela fusão de duas antigas instituições existentes em Weimar: a antiga Academia de Belas Artes e a Escola de Artes aplicadas, ou seja, a união das artes e ofícios. Segundo o autor, a primeira proclamação da Bauhaus foi a criação de uma edificação coletiva simbólica do futuro, criada por artesãos e artistas a fim de torná-la símbolo de integração e fé no futuro das criações. 
 A Bauhaus contou com grandes nomes em seu período de atuação ativa, como o funcionalista Hanner Meyer, o simplista Mies Van Der Rohe, o designer Marcel Breuer, o tipógrafo Herbert Bayer, pintores como Wassily Kandinsky e Paul Klee entre outros artistas icônicos que tinham apreço pela geometrização das formas, linhas simplistas, uso de cores primárias, a funcionalidade e minimalismo (SUPERINTERESSANTE, 2019).²
Muitos dos mobiliários atuais e objetos que utilizamos comumente foram desenhados a partir de ideias que também eram empregadas pela Bauhaus, sendo possivelmente, inspirados por ela. Ao compararmos o design de um Iphone do ano de 2010 com qualquer outro celular do mesmo ano podemos notar a aplicação do minimalismo empregado no primeiro aparelho – como pode-se observar na figura 2 – com linhas simplificadas, cores sóbrias e, contrário de qualquer outro telefone celular da época, possuía apenas um botão capaz de controlar todas as funções do celular tornando seu design simples e funcional.


Figura 02. Comparação entre IPHONE e aparelho Motorola
Fonte: Elaborado pelo autor.


Segundo o site americano Dezeen³, um dos lançamentos do ano são os talheres desenvolvidos por Oki Sato, designer principal do Studio Nendo. O designer foi fiel ao estilo minimalista, desenvolvendo peças com o mínimo de material, traço contínuo e funcionalidade: Além de serem esteticamente agradáveis, os talheres podem ser enganchados e armazenados em vários locais ou outros objetos, como sobre a borda de um prato ou tigela.


Figura 03. Talheres desenvolvidos pelo Studio Nendo.
Disponível em: < https://www.dezeen.com/2018/09/10/skelton-kinked-cutlery-nendo-valerie-objects/> Acesso em 02 AGO 2019.


As tendências para as paredes com pinturas geométricas em 2019 deixariam Kandinsky orgulhoso. Observando a figura 4 é possível dizer que a pintura foi minimamente inspirada na Composição 8 (1923)⁴ do pintor, a utilização de cores complementares e formas geométricas simples aproximaram a pintura deste escritório à famosa pintura de Wassily Kandinsky.


Figura 04. Pintura geométrica.
Disponível em: <https://mdemulher.abril.com.br/casa/tendencia-na-decoracao-12-ideias-para-fazer-pintura-geometrica-na-parede/> Acesso em 02 AGO 2019.


Assim como a Bauhaus, outros artistas do século XX partilhavam os princípios das formas puras, linhas e ângulos retos e o uso de cores primárias. Mondrian, uma das mais célebres figuras do movimento artístico De Stijl⁵, teve seus quadros como referências em várias esferas da arte, podemos citar como exemplo recente o clipe “This Is How We Do” da cantora Katy Parry, lançado em 2014, como pode ser observado na figura 5. 


Figura 05. Print do clipe This is how we do.
Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=7RMQksXpQSk/1> /> Acesso em 02 AGO 2019.

            Diante disso, podemos notar que mesmo após 100 da fundação da Bauhaus ela permanece influenciando designers, arquitetos, pintores e artistas de vários segmentos pelo mundo, deixando um legado de função, clareza e minimalismo.

REFERENCIAS
¹ CURTIS. Willian J, R. “Arquitetura Moderna desde 1900”; tradução Alexandre Salvaterra – 3.ed. – Porto Alegre: Bookman, 2008.

² SUPER ABRIL. “O que foi a Bauhaus”. 12 ABR 2019. Disponível em:< https://super.abril.com.br/mundo-estranho/o-que-foi-a-bauhaus/> Acesso em 02 AGO 2019.

³ DEZEEN. “Nendo creates kinked cutlery range for Valerie Objects”. 10 SET 2018. Disponível em: <https://www.dezeen.com/2018/09/10/skelton-kinked-cutlery-nendo-valerie-objects/> Acesso em 02 AGO 2019.

⁴ INFOESCOLA. “Kandinsky”. S.d. Disponível em: <https://www.infoescola.com/artes/kandinsky/> Acesso em 02 AGO 2019.

⁵HOLLAND. “Pier Mondrian”. S.d. Disponível em: <https://www.holland.com/br/turismo/descubra-a-holanda/holanda-tradicional/velhos-mestres/piet-mondrian-12.htm> Acesso em 02 AGO 2019.

Comentários

Postagens mais visitadas