O SURGIMENTO DOS EUA E A ARQUITETURA COLONIAL NORTE AMERICANA
AUTOR: HENRIQUE MIRANDA FERNANDES GADELHA
DESENHISTA: NAYARA JAIAN RIBEIRO BRANDÃO
REVISORA: HANNY GÉSSYLLA NOGUEIRA ALVES
Surgimento dos EUA
No final do século XVII já se tem a primeira tentativa de exploração da América do Norte, por parte da Inglaterra, Holanda, Espanha, entre outros países que contribuíram para a criação das capitanias, que apesar dos fracassos, ganharam impulso, chegando a ter 13 capitanias originais (KARNAL, et al. 2007).
Ainda durante o século XVII, na Inglaterra, está ocorrendo o êxodo rural, logo, as cidades foram tomadas por pessoas sem recursos, que buscavam por uma qualidade de vida melhor e a saída encontrada pelo governo inglês foi enviar essa população para um local com terras, mas distante da cidade. Sendo assim, as capitanias da América, serviam como um local para receber tudo o que as metrópoles não desejassem (KARNAL, et al. 2007).
Durante o reinado de Guilherme e Maria de Orange, que foram Reis da Inglaterra, John Locke defende um Estado que garante os direitos do homem, logo este princípio entra em tradição da Inglaterra, e a partir do momento em que os colonos começam a estudar e entender este princípio, passam a não aceitar com facilidade todas as leis que são impostas pelo governo Inglês, o que acaba gerando conflitos entre as 13 colônias contra a governo. Já no final do século XVIII, as colônias obtêm sua independência, surgindo assim os Estados Unidos da América (KARNAL, et al. 2007).
Arquitetura Colonial Americana
Durante o século XVII e parte do século XVIII, a arquitetura americana é influenciada pela arquitetura de seus países colonizadores, como a Inglaterra, Holanda, Espanha, entre outros. Porém a arquitetura acaba sendo modificada, ajustando-se ao ambiente em que está sendo inserida (BENEVOLO, 2016).
Os colonos, durante o século XVII, não tinham nenhuma construção modelo para seguir, e dessa forma, buscavam da melhor maneira reproduzir muros de pedras e construções em madeira, que apesar dessa abundância de materiais, necessitava de uma simplificação dessas construções, pela falta de instrumentos e serviços braçais para este trabalho pesado. (BENEVOLO, 2016)
Apesar da influência da Inglaterra nas edificações coloniais da América, o seu método construtivo não funcionava da mesma forma, pois as condições climáticas do novo mundo são diferentes. Deve-se pensar então, em uma arquitetura que suporte os longos invernos e os verões extremamente quentes. (BENEVOLO, 2016)
Nesse contexto, as características e técnicas construtivas que se tem no Novo Mundo são:
A estrutura é escondida do lado de fora sob um manto de tábuas dispostas como telhas na forma de trapézio, para cobrir a casa e muitas vezes também é escondida pelo lado de dentro sob um segundo revestimento mais leve; a alvenaria intermediária é gradualmente abolida a fim de formar uma câmara de ar e, enfim, o sistema de montantes, traves e madeiramento é tratado como um conjunto construtivo solidário, adelgaçando os montantes e as traves e fazendo as tábuas participarem da estabilidade do edifício (BENEVOLO, 2016).
Pensando no sistema estrutural dessas edificações, as janelas possuem pequenos vãos e são distantes uma das outras, justamente para não prejudicar a estrutura da residência (Cf. Fig. 01). A dificuldade de se encontrar vidro para utilizar nas janelas - que contribui para o aquecimento das casas – fez com que surgisse a construção de lareiras nas residências que, além de aquecer, serviam como apoio para a edificação (BENEVOLO, 2016).
Desse modo, toda a arquitetura existente do inicio das capitanias até o século XVII é considerado como arquitetura do período colonial, que segundo Benevolo, 2016, é uma fase que não possui mais edificações com essas características, pelo fato de ser substituída pela nova arquitetura que surge a partir de 1700, a arquitetura georgiana.
Figura 01 - Modelo de Edificação do Período Colonial Norte Americano
Fonte: BRANDÃO, 2019¹.
¹ Releitura da imagem de ALCHIN. Disponível em: <https://www.landofthebrave. info/colonial-houses.htm>.
Referências
ALCHIN, LK. Land of the Brave. Casas Coloniais. Disponível em: <https://www. landofthebrave.info/colonial-houses.htm Acesso em: 29 JUL. 2019
BENEVOLO, Leonardo. História da arquitetura moderna/ Leonardo Benevolo. – São Paulo : Perspectiva, 2016. 2. Reimp. Da 5. ed. De 2014. Bibliografia. ISBN 978-85-273-0149-7. I. Arquitetura moderna – História I.
KARNAL, Leandro; [et al.]. História dos Estados Unidos : das origens ao século XXI – São Paulo : Contexto, 2007. Disponível em: <https://edisciplinas. usp.br/.../HISTÓRIA%20DOS%20ESTADOS%20UNIDOS.pdf?...1> Acesso em: 06 ABR. 2019
Comentários
Postar um comentário