ARQUITETURA MODULAR: uma arquitetura inovadora e que irá revolucionar o padrão da construção civil

 construção. inovação. sustentabilidade.

SOUZA, Luiz Eduardo Aguiar de


O concreto é o material mais utilizado no ramo da construção civil. Ele é um método utilizado desde o período do império Romano e que não passou por muitas modificações com o decorrer do tempo, apesar de atualmente termos o concreto armado, que acrescenta vergalhões de ferro que oferecem mais resistência e durabilidade. Além disso, o assentamento desses blocos de concreto ainda são muito semelhantes aos de antigamente. 


A indústria global da construção sofre de vários problemas, tais como escassez de mão-de-obra, baixa produtividade, e poluição ambiental. A construção modular ganhou atenção como uma abordagem eficaz para ultrapassar estes problemas devido aos seus benefícios inerentes, tais como a melhoria  da produtividade, menor duração do projeto, maior qualidade e melhor segurança no trabalho, devido ao ambiente de trabalho controlado de uma fábrica. Além disso, a construção modular reduz os resíduos em pelo menos 70% em comparação com a média da indústria. Assim, é uma construção mais sustentável. (HYUN, 2020)


Com base nisso, podemos definir que a arquitetura modular apresenta diversos benefícios com relação à construção convencional, de concreto, sendo eles podendo destacar o aumento da produtividade, o aumento do nível de segurança que está presente nas indústrias e a sustentabilidade, visto que esse método reduz a quantidade de resíduos no local.


A construção comum não sofreu alterações drásticas ao longo dos últimos 80 anos. Para que a arquitetura se torne realidade - para ser construída - são necessários muitos anos, é necessário investimento, e está repleto de confrontação [...] Acredita-se amplamente que a construção é a mais lenta de todas as indústrias de tal escala na implementação de cally (científica inovação tecnológica sólida) comprovada. (SMITH, 2010)


Ou seja, o ramo da construção civil tem sido um meio que tem avançado lentamente, entretanto, acredita-se que as construções pré-fabricadas será um avanço que irá revolucionar a área da construção.


A construção modular vem para tornar a construção civil compatível com o século XXI, aumentando a eficiência, rapidez, flexibilidade e sustentabilidade das edificações. Ao entender os conceitos e possibilidades da construção modular, você verá que é só uma questão de tempo para que grande parte das construções sejam feitas desta forma. (DEGANI, 2019)


Com base nisso, a construção modular é um método totalmente inovador e que busca modernizar os métodos de construção. Sendo assim, o que se pode esperar é que daqui a algum tempo esse instrumento se torne o meio padrão para a projeção de casas, substituindo o concreto, visto que ela apresenta diversas vantagens para as construções.


A arquitetura de pré-fabricação é um conto de necessidade e desejos. Os indivíduos e as comunidades construíram abrigos desde o início como uma questão de função. A fim de construir em locais remotos, entregar edifícios mais rapidamente, ou para construir em quantidade maciça, a sociedade tem utilizado a pré-fabricação, levando as atividades de construção que tradicionalmente ocorrem num local, para uma fábrica onde são fabricadas molduras, módulos, ou painéis. (SMITH, 2010)


A pré-fabricação nada mais é do que a construção em uma fábrica antes dela ser levada para o local da obra, ela surgiu em meio a uma necessidade que se existe atualmente de se construir edifícios com mais rapidez. Ademais, esse método ainda é mais sustentável e eficiente do que as edificações feitas de alvenaria,visto que não armazena tantos resíduos e que os objetos são fabricados por uma produtora qualificada, aumentando a precisão da construção.


Os elementos pré-fabricados de grandes dimensões são utilizados na construção de edifícios residenciais de 40 andares. Assim, a mecanização, qualidade e segurança da construção aumentam; os resíduos de construção são minimizados; o ruído e a poluição atmosférica nos locais de construção diminuem. (GENERALOVA et al., 2016)


Assim sendo, elementos pré-fabricados podem ser utilizados também em construções de altos edifícios e, inclusive, aumentando a qualidade, a segurança e reduzindo a poluição sonora e atmosférica.

Figura 1. Prédio construído utilizando blocos pré-fabricados.

Fonte: GENERALOVA et al., 2016.


A principal característica da construção modular é o tamanho modular, semelhança e normalizado às unidades volumétricas. São produzidas em massa em uma fábrica ou instalação fabril controlada que gera menos resíduos, e módulos de alta qualidade. A construção fora do local assegura melhor gestão de qualidade da construção. Materiais entregues no local da fábrica são entregues em segurança e armazenados em segurança no armazém do fabricante. Isto é para evitar danos ou deterioração a umidade e os elementos. As fábricas têm uma qualidade rigorosa com programas de avaliação/controle de qualidade, protocolos de inspeção e ensaios independentes que promovem a qualidade superior da construção em cada passo do caminho. (MOHAMMAD et al., 2014)


Com base nesse fragmento, podemos perceber o quanto esse método de construção é preciso e profissional, mantendo um padrão de cômodos e espaços.  As fábricas permitem uma mão de obra qualificada e padronizada, além de possuírem máquinas capazes de avaliar e inspecionar a qualidade do material. Ademais, as fábricas apresentam uma grande segurança em seus armazéns.

Adentrando um pouco mais no ramo da arquitetura modular, podemos dividi-la em dois segmentos: modular relocável e modular permanente. Segundo Smith (2015), “Modular relocável, por vezes referido a como modulares temporários, são estruturas que satisfaçam as necessidades temporárias de espaço e pode ser alugado num acordo de curto prazo ou adquirido diretamente.” Ou seja, são estruturas que possuem uma função temporária para uma determinada função, como por exemplo: containers para locais de trabalho, salas de aula temporárias, cápsulas de comunicação, salas de exposição, entre outros.

Figura 2. Arquitetura modular temporária.

Fonte: REAL PROJECTIVES, 2019.


Já as estruturas permanentes possuem funções opostas às temporárias, sendo construções com a intenção de serem mantidas.

A construção modular permanente (PMC) tem vindo a florescer há uma década ou mais na Europa, mas é um mercado emergente na América do Norte. O PMC é comparável às estruturas construídas no local, atendendo o Código Internacional da Construção (IBC), a diferença é que é simplesmente fabricado em pedaços dentro de uma fábrica. (SMITH, 2015)


Sendo assim, uma das diferenças das estruturas pré-fabricadas é que elas são fabricadas dentro de uma fábrica, divididas por blocos, fazendo com que no local seja necessário apenas fazer a montagem desses blocos. As construções permanentes podem ser implantadas para estruturas multifamiliares de vários andares, edifícios governamentais, estabelecimentos de saúde, escolas, hotéis, e qualquer outro tipo de edifício encontrado na construção tradicional.

Figura 3. Edifício feito com arquitetura modular permanente.

Fonte: DEGANI, 2019.


Apesar da arquitetura modular manter uma padronização em seus formatos, ela pode possuir sua estrutura de diversos materiais, além de poder mesclá-los. Sendo assim, a sua fabricação pode possuir características diferenciadas de acordo com o gosto e a necessidade do cliente que irá usufruir, além de poder ser transportada, em alguns casos, funcionando como uma “casa móvel”.


Os módulos podem ser construídos a partir de muitos materiais diferentes, incluindo: madeira estrutural, moldagem a frio de aço, a quente aço laminado, betão, ou uma combinação de conjuntos de materiais. Nem todos os fabricantes irão fabricar muitos materiais; em vez disso, os fabricantes tendem a concentrar-se sobre um determinado tipo de construção para maximizar as eficiências de fábrica. A escolha do material pelos interessados normalmente é dependente das exigências do projeto e custo da obra. (SMITH, 2015)

Figura 4. Casa de arquitetura modular em madeira.

Fonte: D&N Engenharia, 2019.


Com base nas informações apresentadas no trabalho, é notório que a arquitetura modular ainda é um projeto que está em desenvolvimento e que precisa passar por algumas melhorias, entretanto, a sua inovação poderá ser muito proveitosa para a arquitetura, visto que esse método permite que uma construção possa ser transportada e remontada, se adaptar a qualquer lugar e clima, ser sustentável, facilitar e agilizar o projeto e ser mais eficiente do que uma construção inteiramente construída no local.


REFERÊNCIAS


DEGANI, Jonathan. O que é construção modular e como funciona. Virtual Book, 2019. Disponível em: <https://www.sienge.com.br/blog/construcao-modular/> . Acesso em 15 dez. 2020.



D&N Engenharia. Construção modular e seus benefícios. Virtual Book, 2019. Disponível em: <http://denengenharia.com.br/blog/construcao-modular-e-seus-beneficios/> . Acesso em 15 dez. 2020.



GENERALOVA, Elena M.; et al. Modular buildings in modern construction. Virtual Book, 2016. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/306927906_Modular_Buildings_in_Modern_Construction> . Acesso em 15 dez. 2020.



HYUN, Hosang; et al. Integrated Design Process for Modular Construction Projects to Reduce Rework. Virtual Book, 2020. Disponível em: <https://www.mdpi.com/2071-1050/12/2/530> . Acesso em 18 dez. 2020.



MOHAMMAD, Fadhil; et al. Characteristics of modular construction: meeting the needs of sustainability and innovation. Virtual Book, 2014. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/274314394_Characteristics_of_Modular_Construction_Meeting_the_Needs_of_Sustainability_and_Innovation> . Acesso em 15 dez. 2020.



REAL PROJECTIVES. The Advantages and Challenges of Modular Construction. 2019. Disponível em: <https://www.realprojectives.com/the-advantages-and-challenges-of-modular-construction/> . Acesso em 18 dez. 2020.



SMITH, RYAN E. Off-site and modular construction explained. Virtual Book, 2015. Disponível em: <https://static1.squarespace.com/static/5e190b7bb5698248bf1d6ea2/t/5e5d92a377a9ab3df1ca9ac9/1583190693042/OSMC_Explained.pdf> . Acesso em 15 dez. 2020.



SMITH, RYAN E. Prefab architecture: a guide to modular design and construction. Virtual Book, 2010. Disponível em: <https://www.academia.edu/31832209/PREFAB_ARCHITECTURE_PREFAB_ARCHITECTURE_A_GUIDE_TO_MODULAR_DESIGN_AND_CONSTRUCTION_THE_DEFINITIVE_REFERENCE_ON_PREFAB_ARCHITECTURE_FOR_ARCHITECTS_AND_CONSTRUCTION_PROFESSIONALS> . Acesso em 15 dez. 2020.






Comentários

Postagens mais visitadas